terça-feira, 25 de agosto de 2009

UM SOPRO NO CORAÇÃO






Quando passou por Belém depois de uma viagem “secreta” pelo interior da Amazônia, o cineasta Louis Malle (1932-1995) recebeu Pedro Veriano e a mim no Hotel Gran Pará onde se hospedou. Fomos convidados do então diretor da Aliança Francesa no Pará, e grande impulsionador do Cine Clube APCC, Marcel LeBouhis. Na ocasião, o já famoso diretor de cinema (havia realizado clássicos como “Ascensor Para o Cadafalso”, “30 Anos Esta Noite”, um episódio de “Histórias Extraordinárias) conversou com Pedro e disse que seu filme predileto, até então, era “Le Souffle au Coeur”(O Sopro no Coração), na época inédito em Belém (e acabou sendo projetado com muitos cortes efetuados pela censura da época). Hoje, o filme está à disposição em excelente cópia restaurada num DVD simples, sem bônus. É uma peça rara que cinéfilo nenhum deve recusar.
O roteiro escrito pelo próprio Malle trata do adolescente Laurent (Benoit Ferreux então com 16 anos. Caçula da família é filho de um médico obstetra (Daniel Gélin) e de uma mulher jovem (Lea Massari), sendo reconhecido pelos irmãos e colegas como o “queridinho da mamãe”, com a sua vida monitorada desde a infância. O enfoque passa pela primeira relação sexual do personagem, interrompida pelos irmãos de forma a marcar profundamente o seu caráter, as férias em acampamento de escoteiros, a atração por uma colega e, finalmente, pela própria mãe, um processo edipiano que não chega a ganhar a realidade.
O filme se destaca de outros exemplares sobre o “rito de passagem”, mesmo de origem francesa como o clássico “Amor de Outono” (Le Blé em Herbe) de Claude Autant-Lara, ou o não menos clássico “Adultera” (Le Diable au Corps) também de Lara. E esse destaque se deve às excelentes interpretações e ao estilo de narrativa, econômico e ao mesmo tempo profundo, exigindo uma estrutura de tipos que raramente se concretiza em cinema.
Os cortes da censura brasileira dos anos 1970 hoje podem ser observados como hilários. O tratamento afetivo entre a mãe e o filho é tão delicado que se encaminha para a poesia. Talvez seja o filme mais sensível do diretor, que depois da sua estada na Amazônia iria morar nos EUA, casando-se com a atriz Candice Bergen e onde faleceu.
No cinema francês Malle só realizou mais dois grandes filmes: “Lacombe Lucien” em 1974 e “Adeus Meninos” (Au Revoir Les Enfants) em 1987.
Em DVD, assisti, também, esta semana, o inédito nos cinemas locais “Passageiros” (Passengers/EUA,2008) de Rodrigo Garcia. Apesar de contar no elenco com a emergente Anne Hathaway e com veteranos como Diane West, é mais uma história de fantasmas tendo como base em um desastre de avião e a investigação que se faz em torno disso a partir do trabalho de uma seguradora. Sabe-se, de inicio, que algumas pessoas sobreviveram ao desastre e os técnicos dos recursos humanos propõem uma terapia de grupo reunindo os passageiros que saíram ilesos do choque do aparelho com o solo. Um desses passageiros Eric Clark (Patrick Wilson) mostra-se mais interessado na pessoa dela, e a afinidade entre os dois ganha corpo no correr da narrativa “explicando-se” no final alguns detalhes dessa atração “á primeira vista”. Como de hábito no gênero, o final reserva surpresa. Mas desta vez é um absurdo tão grande que espanta. O filme foi tão ruim de público nos EUA que em muitos países passou direto para o DVD.
Quanto aos filmes do circuito extra: não esqueçam: hoje às 19 h no IAP o excelente "Morte num Beijo"(Kiss me Deadly) de Robn Robert Aldrich, exemplo clássico de "film noir".

DVDs MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)

A Montanha Enfeitiçada (2009)
X-Men Origins: Wolverine
Programa de Proteção para Princesas
Velozes e Furiosos 4
Eu Odeio o Dia dos Namorados
Jonas Brothers - O Show
Presságio
O Menino da Porteira
Massacre no Bairro Chinês
Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

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