São três as estréias do final de semana no circuito exibidor de Belém: “Amantes”, o novo filme do cineasta James Gray; “Pacto Secreto”, um terror de nomes pouco conhecidos do grande público e “Delicia Paloma”, produção franco-argelina.
Na área extra a boa nova é mais exibições de “Sinédoque, Nova York” no Cine Estação. Confirma-se a exibição, no domingo, de “A Canção de Bernadette”, na Sessão Cinemateca do Olympia (às 16 h). Na 2ª feira, no auditório do IAP ( Cine Clube Alexandrino Moreira), “O Criado”, titulo escolhido para homenagear o diretor Joseph Losey que faria 100 anos neste 2009.
Dentre as continuações, alem do excelente “Up, Altas Aventuras” que permanece em cartaz nas salas dos dois shoppings (Pátio e Castanheira) salienta-se o filme nacional “Apenas o Fim”, programado para a sessão Moviecom Arte, mas exibido em horário diferente, em virtude do sucesso de “De Repente Califórnia”, há três semanas no espaço referido.
“Amantes”(Tho Lovers/EUA,2008) é o quarto filme de longa-metragem de James Gray, diretor que se impôs diante da critica com filmes que mereceram prêmios internacionais como “Os Donos da Noite”(We Own The Nuight) e “Caminho sem Volta”(The Yards). Trabalhando em um roteiro próprio e de Richard Manello, Gray aborda o solitário Leonard Kraditor (Joaquin Phoenix), filho de imigrantes judeus que se ressente, emocionalmente, do abandono de sua noiva. Pensa em suicídio, mas conhece duas mulheres: Sandra (Vinessa Shaw), filha de amigos de seu pai, e Michelle (Gwynett Paltrow), um temperamento todo especial, à deriva de uma neurose por namorar um homem casado, sendo Leonard seu confidente. Sarah quer salvar o rapaz de sua crise existencial. Fica o dilema: Leonard deve desprezar Sarah pela confiança que Michelle lhe deposita?
O filme é do tipo que requer um tratamento delicado para fugir do lugar-comum e adentrar pelo difícil caminho da introspecção e, segundo a crítica mundial, James Gray conseguiu superar o desafio. Candidato a vários prêmios, incluindo Cannes, o filme ganhou um verdadeiro fã clube. Gray teria conseguido chegar ao patamar que chegou David Lean em “Desencanto”. Uma quase unanimidade de elogios (só uma critica contrária em um banco de dados) é, possivelmente, um dos bons programas deste ano. As sessões serão apenas à noite, numa das salas do shopping Pátio.
“Pacto Secreto”(Sonority Row/EUA,2009) é quase uma cópia de “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” (I Know What You Did Last Summer, EUA, 1997). O enfoque também é para estudantes que matam uma pessoa e procuram esquecer o assunto. Cinco anos depois, já formados, o fato vem à tona e surge um “serial killer”. O filme recebeu unanimidade negativa dos críticos norte-americanos, o que é difícil de ver. O diretor, Stewart Hendler, tem mais cinco títulos no currículo. Do elenco surpreende a presença de Carrie Fisher em papel muito pequeno.
“Delicia Paloma” (Délice Paloma/França/Argélia, 2007) trata de uma cafetina especializada em armar escândalos para extrair flagrantes e com isso, ganhar sua comissão. Certa vez, é contratada por uma esposa que se diz desprezada, arma o encontro amoroso do marido com uma garota, documenta a cena através de fotos que condenam o marido ao pagamento. O negocio rentável se desintegra quando o filho da cafetina se apaixona por uma das jovens “estrelas” da mãe. E todos os planos desta são descobertos levando-a à prisão. Um filme curioso e bem realizado por Nadir Moknèche. No Cine Olympia, a partir de 3ª feira.
“Sinédoque, Nova York” (Sinedoche New Yorl/EUA, 2008) é um dos melhores filmes deste ano. O primeiro dirigido por Charles Kaufman, roteirista de “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”. As sessões são: sábado (26), às 18h e 20h30; e domingo (27), às 10, 18h e 20h30. Filme imperdível, já comentado neste espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário