segunda-feira, 29 de março de 2010

AS ESTRÉIAS DA SEMANA E OS EXTRAS




É de autoria de Richard Matheson, o escritor criativo do gênero ficção-cientifica, o roteiro de “A Caixa” uma das estréias da semana nos cinemas Moviecom. Também estréia a animação da DreamWorks “Como Treinar seu Dragão”.
No plano extra, na Sessão Aventura de domingo, 28, no Olympia foi exibido o clássico “Vampiro de Almas” de Don Siegel acompanhado da 3ª. Série do seriado “Flash Gordon”. No Cine Clube Alexandrino Moreira (IAP) a exibição, nesta 2ª Feira é com “O Enigma de Kaspar Hauser” de Werner Herzog. E no Cine Clube Pedro Veriano, na 3ª. Feira, foi programado pela ACCPA o filme de François Truffaut, “A Noite Americana”

“A Caixa” (The Box/EUA,2009) é dirigido por Richard Kelly, extraído de uma história e roteiro de Richard Matheson (autor de “O Incrível Homem que Encolheu”, “Eu sou a Lenda” e de muitos episódios da série de TV “Além da Imaginação”). O enfoque trata do casal Norma Lewis (Cameron Diaz) e Arthur (James Marsden), ela professora e ele engenheiro da NASA, que recebe de um estranho uma caixa em que o simples apertar de botão pode gerar a sorte como a desgraça. Sorte para quem tenta entrar no mistério dessa caixa, podendo enriquecer com isso. Desgraça por saber que a atitude implica na morte de uma pessoa querida.
Matheson tem 84 anos e escreveu a trama como um conto chamado “Button Button”. O adaptador (e roteirista oficial) foi o diretor Richard Kelly notabilizado com o filme “Donnie Darko” em 2001 (só chegou por aqui em DVD). A critica norte-americana dividiu-se: houve quem se confessasse “ligado ao que viu” como quem achasse uma forte marcha à ré com relação ao filme anterior do cineasta. Pouco se escreveu sobre o conto original, mas em se tratando de um autor muito imaginoso é de se esperar um filme diferente. É o tipo do programa que incita o cinéfilo e fã do gênero “sci-fi” e fantasia.

“Como Treinar seu Dragão”(How to Train Your Dragon/EUA,2010) é uma animação dos estúdios Dream Works realizada para ser exibida em 3D. Por aqui as cópias são mesmo em 2D e dubladas. O roteiro trata de um adolescente viking, por índole e herança um caçador de dragões. Mas as coisas mudam quando ele encontra um dragão chamado Banguela. O roteiro foi extraído do livro infantil homônimo escrito por Cressida Cowell. As vozes originais são de Gerard Butler, Jonah Hill, Jay Baruchel e América Ferrera, mas elas não serão ouvidas nos cinemas locais, trocadas por especialistas brasileiros.

“Vampiros de Almas”(Invasion of Body Snatchers/EUA,1956) é uma ficção-cientifica que logo se transformou em clássico do cinema. Dirigida por Don Siegel, o incentivador de Clint Eastwood (e professor dele), conta a intrigante história de favas de vagens vindas do espaço que uma vez na Terra moldam, ao anoitecer, cópias das pessoas próximas. Na madrugada elas tomam os corpos dessas pessoas, mostrando apenas uma diferença percebida: são seres destituídos de emoções. Com isso, o mundo tende a ser habitado por uma sociedade homogênea, mas cruel. Interpretação que gerou polêmica na estréia do filme, pelas versões suscitadas: alguns dizendo que se tratava de uma apologia ao “maccarthismo” ou critica implacável ao comunismo, outros, ao contrário, dizendo que a sociedade igualitária seria uma fantasia e como tal não se sustentaria diante da personalidade humana. Roteiro de Daniel Mainwaring e interpretações de Kevin McCarthy r Dana Wynter.

“O Enigma de Kaspar Hauser”(Kaspar Hauser/Alemanha, 1974) é um dos mais famosos filmes de Werner Herzog e se baseia no caso real de um jovem criado numa estrebaria sem contato com seres humanos. Quando em liberdade, ele demonstra uma prodigiosa inteligência. O ator Bruno S, que protagonizou mais 3 filmes (o último em 2004) encarnou o tipo com maestria e assemelhou-se, segundo o diretor, com o personagem que interpreta.

“A Noite Americana”(La Nuit Americaine/ França, 1973)é um dos filmes mais pessoais de François Truffaut.A abordagem é da criação no cinema, detalhando o processo de filmagem e produção. O ator é o mesmo Jean-Pierre Léaud da sua série começada com “Os Incompreendidos” sobre um anti-herói. No elenco, ainda, Jacqueline Bisset , Jean-Pierre Aumont e Valentina Cortese.
A exibição faz parte do programa “Cinema Sobre Cinema” que a ACCPA promove no Cine Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem), nesta terça feira, 30/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário