Há uma hora
quinta-feira, 4 de março de 2010
PARA VER ANTES DO OSCAR
Em um dos cinemas Moviecom Castanheira será exibido “Invictus” (EUA/2009) o filme de Clint Eastwood com Morgan Freeman protagonizando Nelson Mandela, o ex-presidente da África do Sul. Esse trabalho do consagrado diretor & ator é candidato a dois Oscar: o de ator principal (Freeman) e de ator coadjuvante (Matt Dammon). A outra estréia é “Ninja Assassina” (Ninja Assassin/EUA,2009).
Às vésperas da entrega dos prêmios da Academia de Hollywood ainda podem ser vistos nas salas comerciais de Belém: “Preciosa” (candidato a filme, diretor, atriz e atriz coadjuvante), “Amor sem Escalas” (candidato a filme, diretor, roteiro adaptado e ator) e “Avatar” (um dos favoritos na categoria principal, ou seja, filme – além de mais oito indicações).
No setor extra há o Festival do Oscar no Olympia, a Mostra Glauber Rocha no Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem) e o excelente desenho japonês “O Túmulo dos Vagalumes”, obra-prima de Isao Takahata (Sessão Cinemateca, domingo no Olympia).
“Invictus” conta a participação entusiasmada do presidente da África do Sul, Nelson Mandela, pouco tempo depois de ele ter saído da prisão onde passou 30 anos de sua vida, na realização do campeonato mundial de rugby, um esporte violento muito popular especialmente na Inglaterra e EUA, no caso, por anglo-saxões, os algozes do então chefe de estado e combatente contra o “appartheid”. A direção é de Clint Eastwood com a competência que caracteriza a sua obra, em especial, os seus últimos trabalhos: “Menina de Ouro”, “Cartas de Iwo Jima”, “A Troca” e “Gran Torino”.
Morgan Freeman desempenha o papel de Nelson Mandela e foi elogiado pelo próprio personagem (a semelhança física é notável). Um grande trabalho de um ator que pelas mãos de Eastwood ganhou o Oscar de melhor coadjuvante por “Menina de Ouro”.
O filme está sendo lançado na época em que a África do Sul é a sede da Copa do Mundo de futebol. Mandela tem dito que estará presente no estádio, no primeiro jogo. A sua popularidade internacional, a sua postura firme com mais de 90 anos de idade, acelera de alguma forma o interesse pelo filme que passou a ser exibido internacionalmente no inicio deste ano.
É um grande lançamento. Mesmo quem não entende as regras do rugby vai avaliar o lance político da valorização desse esporte numa época de grande tensão entre brancos e negros. O ator Matt Dammon interpreta o capitão do time sul-africano, assombrando a todos por ser um branco e inglês.
Moviecom Castanheira a partir de hoje.
“Ninja Assassina” ((Ninja Assassin/EUA 2009) trata de Raizo, um jovem que treina para ser um expertise em assassinatos, sendo perseguido pelo clã Ozunu causando vitimas entre as quais seu melhor amigo. A base é a vingança desse (anti)herói. Direção de James McTeigue. Quem se interessa pela exibição de artes marciais pode apreciar o filme, considerado violento para a critica internacional.
“Paisagem na Neblina”(Topio Stin Omichi/Grécia,1988) estava com exibição prevista pelo Cine Clube Alexandrino Moreira para esta segunda feira, 8/03, no IAP, mas foi adiada para o próximo dia 15. Trata-se de um dos filmes mais aplaudidos do diretor grego Theo Angelopoulos. O roteiro acompanha duas crianças em busca do pai numa longa viagem pelo território grego em período conturbado de sua história.
O Cine Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem) programou o Festival Glauber Rocha exibindo todas as terças feiras até o dia 25/03, filmes realizados pelo cineasta, a propósito do aniversário desse diretor brasileiro. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” será o programa desta terça, em sessão às 18h30.
“O Tumulo dos Vagalumes”(Hotaru no Haka/Japão, 1988) mostra o Japão durante a 2ª.Guerra através de uma família composta da mãe e dois filhos menores. O menino, um adolescente, protege a irmã caçula quando um bombardeio mata a mãe e o pai está na frente de batalha. As duas crianças lutam para sobreviver no meio hostil. O filme, premiado internacionalmente, é uma animação de Isao Takahata um dos criadores do Estúdio Ghibi com Hayao Miyazaki(de “As Viagens de Chichiro”). Um critico norte-americano escreveu que não é só uma obra-prima do desenho animado em 2D mas um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos. (Sessão Cinemateca, domingo às 16 h no Olympia).
Mostra do Oscar- No Olympia, em promoção da ACCPA, filmes que receberam o Oscar da principal categoria. Hoje “Como Era Verde o Meu Vale” de John Ford(1941): amanhã e domingo “Farrapo Humano” de Billy Wilder (1945), 3ª e 4ª.Feiras “Sindicato de Ladrões”de Elia Kazan(1954).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário