sexta-feira, 23 de julho de 2010

O BEM AMADO NO CINEMA




A estréia mais expressiva do circuito comercial é “O Bem Amado”, versão do texto de Dias Gomes, dramaturgo brasileiro transformado em novela global de grande sucesso. O filme entra em cartaz nas salas de cinema dos dois shopping da cidade onde atua o Moviecom (Pátio e Castanheira). Outra estréia é de “O Predador”, produção do irreverente diretor Roberto Rodriguez que segue personagem de uma história de ficção-cientifica dos anos 80.

No circuito extra, “Um Segredo em Família”, filme que foi exibido durante dois dias no Cine Estação, semana passada, estando agora no Cine Libero Luxardo. O Cine Clube Alexandrino Moreira(IAP/Nazaré, ao lado da Basílica) exibe na 2ª feira às 19 h, o clássico “Solaris” de Andrei Trakovski. E o Cine Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem/Nazaré c/Assis de Vasconcelos) programa para a 3ª feira é “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado. O filme é parte do programa Cinema Sobre Cinema contribuição da ACCPA.

Baseado na obra de Dias Gomes, “O Bem Amado” (Brasil,2010) trata da odisséia do personagem prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira a inauguração de um cemitério. É apoiado pelas irmãs Cajazeiras, com as quais o político viúvo mantém relações muito próximas. A oposição ao prefeito é representada por Vladimir (Tonico Pereira), dono do único jornal da cidade. A história passada no início dos anos 1960 é narrada por Neco Pedreira (Caio Blat), um jovem que se apaixona por Violeta (Maria Flor), a filha do prefeito, uma estudante da capital. Os dois vivem um romance proibido enquanto Odorico sonha em inaugurar o cemitério municipal. Por falta de defunto ele custa a realizar sua meta e arma situações para que alguém morra, ou, no desespero, importar um moribundo (Ernesto) que acaba não morrendo. Daí pede auxilio ao matador Zeca Diabo (José Wilker), responsável pela morte de seu antecessor.
A direção é de Guel Arraes (“O Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro”) e o filme chega com a esperança de ser uma das maiores bilheterias do cinema nacional este ano.

“Predadores” (Predators/EUA,2010) traz de volta personagem de um “blockbuster” do passado, o que atacou o tipo vivido por Arnold Schwarzengger e deu margem à uma seqüência, “Predador vs Alien”. O produtor Roberto Rodriguez começou realizando um cinema autoral com poucos recursos. Hoje aderiu ao espetáculo comercial e traz Adrien Brody, o ator de “O Pianista”, de Roman Polanski, como Royce, um mercenário lidera um grupo de comparsas e se vê prisioneiro de aliens em outro planeta.
O filme foi concebido para ter o retorno de Schwarzenegger no papel principal, mas o hoje governador da Califórnia recusou. O principal papel feminino é defendido por Alice Braga, sobrinha de Sonia Braga e já se acostumando a fazer filmes de ação nos EUA.

“Segredo em Família”(Um Secret/França, 2009) tem roteiro baseado em fatos reais mencionados por Phillipe Grimbert no seu livro homônimo. A ação não se inicia na 2ª; guerra, mas em dez anos depois de seu final, em 1955. Com o mundo já em paz, acompanha-se a história de François, garoto de sete anos que leva uma vida comum com seus pais Maxime (Patrick Bruel) e Tania (a bela atriz belga Cécile de France, de “Bonecas Russas”). Tímido e franzino, ele não se identifica com o mundo atlético de seus pais, apaixonados por esportes e atividades físicas. Como uma fuga, acaba criando para si um irmão mais velho imaginário, forte e capaz de tudo. Já na adolescência, porém, François vai perceber que existem muitos motivos para se sentir um excluído dentro da própria família. Motivos que remontam a uma época anterior à própria guerra, antes do mundo conhecer os horrores do Nazismo.

A direção é de Claude Miller e o filme detém alguns prêmios internacionais.
“Solaris”(Idem/URSS. 1972), já tratado na coluna ontem, aborda um planeta aquático que materializa os pensamentos de quem o orbite. Uma obra-prima do russo Andrey Tarkovski de um romance do polonês Stanislaw Lem. Filme imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário