segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CRIAÇÃO E LEMBRANÇAS






















Séries de TV, versão em filmes e outras produções têm tratado do naturalista inglês Charles Darwin. O mais recente trabalho é “Criação” (Criation/EUA, 2009), filme dirigido pelo inglês Jon Amiel (de “Sommersby, O Retorno de um Estranhio”) que trata da vida do autor da Teoria da Evolução das Espécies. O roteiro tenta mostrar o pai de família um tanto tímido que se afeiçoa de uma de suas filhas, a mais velha, falecida aos 10 anos de idade. O espírito dessa criança surge constantemente diante do pai que ao conceber a idéia de que as criaturas vivas foram formadas por gerações mutantes, ganhando sempre o mais forte no processo evolutivo, esboça um dialogo nem sempre cordato com a esposa, religiosa convicta.

A narrativa não faz jus ao tema. Pouco se deixa das idéias científicas do personagem focalizado, de como passou a conceber a mutação das espécies. Fica mais o tom romanesco, humanizando, por assim dizer, um tipo controvertido, afinal um autor que mudou o pensamento da humanidade, reescrevendo a versão da Criação como está no Genesis.

Paul Bettany protagoniza Darwin num tipo apático, e Jennifer Connely interpreta a esposa que no fim das contas compreende o trabalho do marido e, mesmo sem duvidar da criação divina, concorda para que ele publique seu trabalho.
O assunto que evidenciou Darwin deve ter ficado para outro projeto. Este, chegado por aqui só em DVD, é curioso, pois reporta outras seqüências de sua vida.

“Lembranças”(Remember Me/EUA,2009) foi exibido nos cinemas locais devido à figura tornada popular do ator Robert Pattison, devido ao seu desempenho na série “Crepúsculo”. O filme é bem narrado iniciando com o assassinato de uma mulher em um metrô, vitima de um assalto quando está esperando o trem com a sua filha menor. Daí abre-se para seqüências captadas anos depois quando a menina, cujo pai é delegado de policia, conhece um rapaz, filho de um executivo, cujo irmão mais velho havia se suicidado. O drama dessas famílias une as personagens, ambas em choque com os pais. No fim há uma surpresa. Quando as situações conflitivas se encaminham para um processo de bem estar.
Dirigido por Allen Coultier poderia ter melhor rendimento nas bilheterias e diante da critica (a recepção foi apenas razoável). Mas é um bom filme. Elenco e narrativa funcionam para gerar emoções sem o contágio da pieguice.

“O Direito de Amar”(The Single Man/EUA, 2009) é um bom filme em que o principal personagem é um homossexual carente. Ele, brilhantemente interpretado por Colin Firth, só tem uma pessoa com quem troca idéias: Charley (Julianne Moore), mulher alcoólatra que por algumas vezes tentou seduzir o amigo e vizinho de apartamento. O quadro afetivo desses personagens é visto pelo diretor Tom Ford com certa elegância de estilo. Poucas vezes assisti a um tratamento tão bem conduzido no cinema, de forma tão bem tratada, a lembrar apenas o interpretado por Marcello Mastroianni em “Um Dia Muito Especial”(coincidentemente também apegado à uma mulher, no caso vivida por Sophia Loren).
O filme de Tom Ford entusiasmou a critica. Recebeu 14 prêmios e 23 indicações, incluindo a um Oscar para Colin Firth (realmente impecável).
Inédito em nossos cinemas e um título a ser descoberto.

“A Casa de Chá do Luar de Agosto”(Tea House of August Moon/EUA 1956) revela a transposição para o cinema de uma peça de John Patrick. Quem dirige é o especialista no gênero, Daniel Mann. Enfoca a atitude dos norte-americanos, no final da 2ª.Guerra, tentando ser simpáticos com os dominados japoneses. Em Okinawa, pensam em edificar uma escola, mas o povo quer, primeiro, uma casa de chá com direito a performance de gueixas. O capitão, vivido pelo veterano ator Glenn Ford tenta dobrar a idéia do seu superior (Paul Ford) e para isso conta com a ajuda do habitante do lugar, Sakini (Marlon Brando irreconhecível na maquilagem de asiático). Machiko Kyo uma atriz famosa na época, interpreta a “mocinha” da história. Teatro filmado.


DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)

Uma Noite Fora de Série
Dupla Implacável
Caçador de Recompensas
O Primeiro Mentiroso
Chico Xavier - O Filme
Ameaça Terrorista
Lembranças
Quincas Berro D'água
Zona Verde
Criação

Nenhum comentário:

Postar um comentário