terça-feira, 21 de setembro de 2010

CLÁSSICOS DESCARTÁVEIS













O termo “clássico” tem perdido aquela conotação formal que o define como canônico ou conforme um ideal tradicional, e está sendo usado para tudo o que é antigo. Refiro-me a cinema. O que ontem era detestado pelos críticos hoje ganha o rótulo de clássico e é procurado pelos cinéfilos mais exigentes. Os exemplos são vários e estão bem evidentes nas locadoras de vídeo.

Nos anos 1950/60 os filmes de conteúdo melodramáticos dos estudios da Universal Pictures eram tidos como ícones do mau gosto. O produtor Robert Arthur e o diretor Douglas Sirk especializaram-se nesse gênero, muitas vezes revisitando roteiros que estavam arquivados na própria empresa produtora. É o caso de “Sublime Obsessão” (Magnificent Obsession/1954) e “Imitação da Vida” (Imitation of Life/1959) refilmagens de obras respectivamente dos escritores Lloyd C.Douglas e Fanny Hurst, dirigidas por John M. Stahl.

Na primeira versão de “Sublime Obesessão”( 1935) os atores veteranos Irene Dunne e Robert Taylor protagonizavam o par romântico que centralizava a ação do filme. Na segunda versão, de 1954, outros atores destacados da época, Jane Wyman e Rock Hudson assumiram essa posição. Em “Imitação da Vida”, primeira versão, Stahl dirigia Claudette Colbert e Warren William.

Os melodramas não mudaram nas refilmagens. Houve uma adequação de novos atores no elenco incluindo-se o processo tecnicolor. A geração que lacrimejava nos anos 1930 foi seguida pela subsequente dos anos 1950. O melodrama não é, em tese, anti-cinema. O que é medíocre é o tratamento que é aplicado ao gênero. Esse detalhe deu subsidios aos críticos para avaliarem o desempenho do veterano ator Rock Hudson representando o médico da jovem que atropelara, apaixonando-se por ela. Ou considerar a performance de Lana Turner sofrendo pela menina mestiça que recusa a mãe negra.

Antes, o elenco e o tratamento acompanhavam o resultado cinematográfico com certa ingenuidade transparecendo o toque folhetinesco, o que sensibilizava os leitores do gênero (na minha geração liam-se, nesse tom, os romances de M. Delly, por ex.). Mas de repente Douglas Sirk (que era um bom diretor, mas perfeitamente entrosado com as regras da produção industrial) se tornou um deus. O cineasta alemão Rainer W.Fassbinder achava assim. E muitos seguiram seus elogios.
Os dois filmes foram lançados agora em DVD. Versões de Douglas Sirk.

Rotulado de clássico também está em lançamento “O Egípcio”(The Egiptian/EUA,1954) de Michael Curtiz com base em um livro de Mika Waltari. Usando o processo cinemascope pela empresa Fox, o filme privilegia os planos-conjuntos mesmo em tomadas internas. A ordem do produtor Darryl Zanuck aquela altura era aproveitar todo o espaço do quadro. Na telinha, mesmo copiado em widescreen, não tem o significado do que se pretende do ecran-panorâmico. E nada reflete um romance ambientado no Egito dos faraós. Cenas caricatas do ator Edmond Purdom (1924-2009) protagonizando um suposto Moisés, salvo de um rio e criado pela família de um médico, segue a profissão do pai adotivo e nessa qualidade ganha a confiança de um jovem faraó. Ao mesmo tempo, perde tudo o que possui por amor a uma mulher babilônica que conhece na corte. O filme foi insucesso na época de público e de critica.

“ Folias de Goldwyn” (The Goldwyn Follies/EUA, 1938) de George Marshall. É outra má lembrança. O produtor Samuel Goldwyn realizou um musical colorido com um elenco de atores do teatro. Embora uma interessante trilha sonora da dupla Ira e George Gershwin (“Sinfonia de Paris”), o filme arrasta-se em números desinteressantes.

Melhor é conhecer “Rumo à Felicidade”(Till Glädje/Suécia, 1950) de Ingmar Bergman(foto). Aqui Beethoven serve de contraponto ao drama de dois violinistas que tentam viver bem como marido e mulher, mas ele desvia-se do lar quando conhece outra pessoa e quando se deixa levar pela ambição de ser estrela de sua arte. O filme não chegou aos nossos cinemas.

DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
1. Príncipe da Pérsia
2. Querido John
3. O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
4. O Preço da Traição
5. Fúria de Titãs
6. Os Homens que Não Amavam as Mulheres
7. Fora de Controle
8. Caindo no Mundo
9. Caso 39
10. Ninja Assassino

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