segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DVDs EM REVISTA




















Com um título, no Brasil, que segue quase à risca o original (que seria “O Homem que Odeia as Mulheres”) chega às locadoras, sem passar pelos nossos cinemas, “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”(Man Son Hatar Kynnor) produção da Suécia, Dinamarca, Alemanha e Noruega, dirigida por Niels Arden Oplev, com base na trilogia “Millenium” de Stleg Larson. A rigor é o primeiro livro da série. O autor faleceu de infarto logo após finalizar o terceiro exemplar.

Desconheço o livro, mas achei o filme bem narrado, seguindo uma linha “hitchcoqueana” nas investigações que envolvem duas personagens: o jornalista Mikael (Michael Nyqvist) e Lisabeth Selander (Naomi Repace). O primeiro, condenado por atacar uma corporação famosa cujas provas desapareceram, sendo contratado durante o período em que aguarda sentença, por um milionário para encontrar uma sobrinha desaparecida há 40 anos. A segunda pessoa é uma jovem “punk” investigadora de rara habilidade digital personagens que se vão confundir com as que aparecem no trabalho do colega (que de inicio não conhece). As histórias se cruzam com um bom dimensionamento dos tipos. É das mais terríveis cenas já mostradas em cinema, a tortura sexual por que passa Lisabeth nas mãos de seu tutor, um homem perverso a quem ela é obrigada a recorrer para obter recursos que financiem as suas pesquisas.

O filme não traz novidades temáticas no seu gênero, embora seja evidente o aspecto que relaciona o nazismo com a violência naturalizada. Muito instigante o tratamento aplicado pelo diretor sueco. Na verdade, ele utiza a narrativa de cinema norte-americana bem assimilada por europeus. Já está sendo produzida a versão de Hollywood dirigida por David Fincher protagonizada pelo ator Daniel Craig, o novo James Bond.

Entre os novos DVDs em circulação, uma comédia francesa de Dany Boon que levou multidões ao cinema de sua terra de origem: “A Riveira Não É Aqui”(Bienvenu chez les Chti’s /França 2008). Certamente a empatia ao filme se deve à condição nacionalista do roteiro. A começar pelo diálogo, usando trocadilhos e fonética própria do lugar (difícil rir com as legendas). Basicamente recorta a historia de um funcionário do correio, Philippe Abrams (Kad Merad) que para contentar a esposa trapaceia para ser transferido para um posto de trabalho na Riviera. Mas o estratagema falha e ele, por castigo, é designado para Bergues, uma cidade do norte, famosa pelo clima frio e austeridade de seu povo. Quando a esposa descobre, impoe ao marido a ida solitária para a filial da empresa. Pouco depois, ele cria uma boa forma de comunicação com os moradores e passa a se divertir como nunca.

O filme tem poucos momentos hilários para os que desconhecem os costumes de outros países. Talvez por isso tenha passado ao largo dos cinemas fora da França.
Outro interessante programa em DVD é “O Caso 39”(Case 39/EUA,2008), com Renée Zellweger como uma assistente social que se interessa pelo caso de uma garota a quem os pais chamam de “demônio” e chegam a colocá-la dentro de um forno de micro-ondas.

Com aparência angelical (bom tipo de Jodelle Ferland), a menina envolve a assistente social que a leva para seu apartamento. Mas aos poucos vão sendo evidentes os sinais maléficos da garota e procedente a fama de maldição. As situações da personagem se irmanam aos aspectos desenvolvidos em “A Outra”(filme posterior, mas exibido antes) e mesmo em “O Exorcista”.

O diretor Christian Alvart é imigrante alemão e tem em seu curiculo outro fllme de terror: “Pandorum”, realizado um ano após este “Caso..”. Nada de genial, mas vale a pena conhecer o cineasta e seu jogo narrativo para aterrorizar certa platéia.
Na área dos clássicos há muitos títulos. Um bom lançamento é "O Jardim dos Finzi-Contini"(Il Giardino dei Finzi-Contini/Itália 1972), o último grande filme de Vittorio De Sica. Trata de uma familia judia acostumada ao conforto que lhe dá a classe social, deportada para o campo de exterminio na tomada do governo nazista. Foi o filme que lançou a atriz Dominique Sanda, protagonista de "O Conformista" de Bernardo Bertolucci.

DVDS MAIS LOCADOS(FOXVIDEO)

Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Fúria de Titãs
Caso 39
Uma Noite Fora de Série
Direito de Amar
Dupla Implacável
Caçador de Recompensas
2019 - O Ano da Extinção
O Primeiro Mentiroso
Mary e Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário