Há uma hora
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
GOLPISTA E ZOMBIES EM 3D
Duas estréias nas salas comerciais: “O Golpista do Ano” e “Resident Evil 4”. Nas salas especiais continuam “A Cabeça de Mamãe”(Olympia), “À Prova de Morte”(Libero Luxardo) e “Amores Parisienses”(Estação).
Na Sessão Cinemateca/ACCPA do Olympia, domingo as 16, “A Gata Borralheira”, em comemoração ao 60° aniversário deste clássico de animação; “A Cabeça de Mamãe” (18h30). O Garoto Toshio”, de Hagisa Oshima, no IAP/CCAGM.
“O Golpista do Ano” (I Love You Phillip Morris/EUA,2009) é uma comédia de Glenn Ficarra e John Requa, primeiro filme dirigido pelos roteiristas do recentemente exibido “Como Cães e Gatos 2”. Baseia-se num livro de Steve McViker, trata de um jovem advogado (Jim Carrey), heterossexual, casado com Debbie (Leslie Mann) que após um acidente revela sua condição de bissexual, assumindo sua nova opção sexual e praticando diabruras ilegais, principalmente quando visa o amor de um preso, Phillip Morris (Ewan McGregor).
O romance com o parceiro, iniciado na prisão traz situações complicadas para o casal, especialmente para Steve. Chega a ser comparado com o tipo que Leonardo di Caprio viveu em “Prenda-me se For Capaz”. O argumento de “O Golpista do Ano”. tal como este filme de Steve Spielberg, baseia-se em fatos reais.
“Resident Evil 4”(Resident Evil, Aftrerlife/EUA, 2010) é o novo campeão de bilheteria nos EUA. Admira o que está ocorrendo com esta série, pois as versões 3 e 4 estão mais procuradas do que os dois primeiros. História de Paul S. Anderson (diretor das versões de 2002 e 2004, escrevendo todas, inclusive a dirigida por Russel Mulcahy) não muda muito. A personagem Alice (Mila Javovich) continua procurando humanos que escaparam de se transformar em Zombies devido ao vírus que infectou quase todo mundo. Acha mais mortos-vivos e luta para conseguir frear a praga que literalmente está dizimando a civilização.
A novidade deste quarto exemplar da franquia aparentemente modesta é o uso da 3D. Com muitos efeitos próprios para serem vistos nesta tecnologia, a aventura ganha a preferência especial do público jovem, notadamente dos que acionam o “game” editado a partir da idéia do cineasta.
A crítica norte-americana foi inclemente com o filme. Mas o público está prestigiando, o que viabiliza uma quinta aventura da Dra.Alice e sua amiga Claire (Ali Larter).
“A Cabeça de Mamãe”(La Tête de Maman/FRrança,2007) é o terceiro filme dirigido por Carine Tardieu. E o quinto que ela escreve. Lulu vive com a mãe, mulher deprimida. Ao encontrar, entre velhas fotografias, uma em que se vê sua mãe aos 20 anos, feliz, nos braços de um homem decide procura-lo e assim despertar o interesse materno pela vida. No Olympia diariamente em sessão de 18h30.
“A Gata Borralheira”(Cinderella/EUA, 1950), clássico de animação que este ano comemora 60 anos com impressionante jovialidade. Conto de Charles Perrault com novas personagens dos desenhistas da Disney. Na Sessão Fantasia/ACCPA do Olympia (domingo, 16 h).
“O Garoto Toshio”(Shonen/Japão, 1969), de Nagisa Oshima. Com roteiro baseado num fato que se diz real: uma família miserável usa recursos perigosos para ganhar seu sustento. Premiado no Japão e elogiado mundialmente. No IAP, Cine-Clube Alexandrino Moreira, dia 27/09 às 19h30.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário