sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MAIS CINEMAS, MAIS ESTRÉIAS



Com mais cinemas na cidade supõe-se o aumento do número de estréias comerciais. Mas os cinéfilos exigentes permanecem com poucas opções.

Estréiam: “Juntos Pelo Acaso”, “Instinto de Vingança”,“Atividades Paranormais 2” e “Piranha 3D”, ficando em pré-estréia a projeção em 3D “Garfield, Um Super Herói Animal”. Também passa a ser visto em mais horários, nos novos Cinépolis (Doca Boulevard), o campeão de bilheteria “Avatar”, agora na copia original em 3D. O primeiro filme mencionado é uma comédia romântica. O segundo é uma ficção-cientifica de terror. O terceiro é uma natural seqüência de um desses sucessos de bilheteria com experiências baratas. E o quarto é o “remake” de um “horror” dos anos 1970.

Passando para a área alternativa: no Cine Libero Luxardo (CENTUR) prossegue “Tudo Pode Dar Certo”, o filme de Woody Allen lançado em 2009 que só agora chega à Belém (no sudeste já desponta o novo trabalho do veterano cineasta & humorista). Na Sessão Cult do mesmo cinema, sábado, 23às 16 h, a vez é da exibição de “O Açougueiro”(Le Boucher) um dos melhores filmes de Claude Chabrol, membro fundador do movimento “nouvelle vague”, falecido no mês passado. Na Sessão Cinemateca, do Cine Olímpia, depois de vários adiamentos, será exibido, domingo, 24 (16 h) o único filme dramático de Charles Chaplin: “Casamento ou Luxo”(Woman of Paris/1925). No Cine Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem), na 3ª feira, 26, às 18h30, “A Última Sessão de Cinema”(The Last Pictures Show), de Peter Bogdanovich, encerrando o programa “Cinema Sobre Cinema”. A exceção das sessões normais (19h30) do Cine Libero Luxardo (com “Tudo Pode Dar Certo”), as outras sessões são todas gratuitas.

A comédia “Juntos Por Acaso”(Life As We Know It/EUA, 2010) reúne Katherine Heigl e Josh Duhamel como o casal encarregado de tomar conta de uma afilhada, Sophie (Alexis Clageti) depois que os pais da criança morrem num acidente. O par se odeia e o tom hilário do roteiro está na conciliação forçada pela circunstancia. O diretor é Greg Berlani e a atriz licenciou-se do seriado “Grey’s Anatomy” para protagonizar Holly, a empresária que não morre de amores por Eric (Duhamel). A atriz até recentemente se dedicaca ao seriado que levou alguns premios Emmi e Globo de Ouro, mas devido a nova escalação em papel no cinema não renovou o contrato com o seriado. As críticas, da mídia norte-americana detonam seu desempenho no filme.

“Instinto de Vingança”(Tell Tale/EUA/2009) trata de Terry (Josh Lucas), um jovem transplantado cardiáco que após o ato cirurgico apresenta sintomas de mal-estar ao
cruzar com um determinado médico. Descobre que o órgão recebido teria sido de um assassino e vai ganhando autonomia a ponto de poder matá-lo se ele não desvendar o mistério que cerca o caso. A direção é de Michael Cuesta e o roteiro de David Callahan. Na produção estão os irmãos Ridley e Tony Scott.

“Atividades Paranormais 2”(Paranormal Activity 2/2010) segue a fórmula do filme que custa pouco e rende muito. No primeiro exemplar, um casal instala uma câmera em seu quarto e registra a presença de entidades desencarnadas. Neste segundo filme arma-se uma rede de artefatos digitais para captar melhor essas manifestações paranormais. O diretor é o mesmo, Tod Williams, e o roteiro é escrito por Oren Poli e Michael R. Pwrry, o primeiro roteirista e diretor da versão de 2007.

“Piranha 3”(EUA, 2010) é a refilmagem do que se apresentou nos anos 70, agora com a atração dos efeitos tridimensionais. No roteiro, um terremoto no fundo do mar libera um cardume de piranhas que passa a atacar os banhistas. Dirigido por Alexander Aja, o filme não nega a condição de um espetáculo de feira, um programa na linha do Trem Fantasma e outros brinquedos que por aqui se exibiam no “arraial” montado durante a quadra nazarena.

“Garfield, Um Super Herói Animal” (Garfield’s Pet Force/EUA, 2010) mostra o conhecido gato preguiçoso e comedor de lasanha e um gato dos gibis que se associam contra uma ameaça que pode acabar com o mundo. A direção é de Jim Davis e a projeção será em 3D.

Os locais de exibição, salvo os filmes alternativos, não foram citados, pois esse programas comerciais, hoje, estão distribuidos nos cinemas dos três shoppings da cidade. É procurar o local mais perto de casa e escolher o que lhe interessa. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário