Como sempre, este espaço revela filmes inéditos no circuito comercial e lançados apenas em DVD. É o caso de “Depois de Partir” (Afterward/França,Canadá,2009) que não percorreu os nossos cinemas por conta da estimativa de mercado (segundo me disse o representante da disgtribuidora Paris Filmes). Uma pena, pois é um excelente filme.
Trata de Nathan (Romain Duris), um advogado bem sucedido que na infância teve morte clínica depois de um atropelamento. Certo dia, em seu escritório, recebe a visita de uma pessoa que se apresenta como dr. Kay (John Malkovich). Insistementemente essa visita é feita a ele e, de uma feita, o desconhecido revela que ele precisa tomar cuidado com a saúde, que há indícios de morte súbita pela vida que leva. Com o casamento em crise depois de perder um filho, Nathan passa a tentar a reconciliação com a esposa, Claire (Evangeline Lilly) e viver melhor os seus dias. Mas as coisas não são bem definidas como se pode resumir. Logo o advogado também pressente quem vai morrer e compreende através de Kay o efeito colateral do que lhe aconteceu em criança.
O roteiro, com base em um romance de Guillaume Musso, é extremamente edificante, valoriza a vida sem apelar para recursos melodramáticos. O diretor Gilles Bourdos consegue bom rendimento do elenco, da fotografia de Pin Bing Lee, e da musica (premiada) de Alexandre Desplat. Ressalto em especial a participação de John Malkovich, o ator certo para criar um tipo misterioso que sustenta a idéia de se vislumbrar os limites da existência.
E do lado oposto em temática é o clássico “Trinta Anos Esta Noite”(Le Feu Follet/França,1963) de Louis Malle sobre o livro de Pierre Drieu La Rochelle. Aqui é o homem deprimido que resolve se suicidar. No começo do filme ele está numa clínica se reabilitando de uma crise psicológica ajudada pelo alcoolismo. Ao ser avaliado com a saude recuperada quando já havia se aclimatado no ambiente, é levado para casa. Mas não demora a sentir que sua vida é inútil, e isto se acentua na visita a um amigo, na falta de comunicação com a esposa.
Maurice Ronet tem um de seus melhores momentos como ator.
Depois de um filme “deprê” como o de Malle nada melhor alugar o DVD de “O Grande Mentiroso” (The Invention of Lying/EUA, 2009) de Ricky Gervais e Matthew Robinson.
O roteiro segue o funcionário Mark (Ricky Gervais) na descoberta de que a mentira é necessária para se ir levando a existência numa sociedade hipócrita. Ele melhora o seu astral até que as pessoas pensem que as suas mentiras possuem um cunho religioso.
Um filme muito divertido que não se furta a um conteúdo denso. Também esteve ausente dos cinemas comerciais.
“Domingo Maldito”(Sunday Bloody Sunday/Inglaterra,1971) é um dos filmes mais aplaudidos de John Schlesinger (de “Perdidos na Noite” e “O Dia do Gafanhoto”). Peter Finch protagoniza um médico de sucesso na Londres dos anos 70 e que envereda por um triangulo amoroso com os vértices formados pela esposa, Glenda Jackson, e o designer interpretado por Murray Head.
Para a época foi um filme ousado. No Brasil muitas cenas sofreram a atuação da censura. Mas foi candidato a Oscar e é cultuado pelos cinéfilos internacionais.
“O Castelo” (Das SchloB)/Alemanha, 1997 é a versão de parte do livro de Franz Kafka realizado por Michael Haneke, o cineasta de “A Fita Branca”, “Cachê” e “A Professora de Piano”. A riqueza do texto de Kafka tenta ser preservada com a ação sendo “lida” (em voz alta) como se a imagem fosse simplesmente uma ilustração. Mas impressiona o que Haneke explorou na narrativa procurando transpor a densidade do original literário discutindo a perspectiva dos personagens que surgem e mantém heterogeneos comportamentos diante do que desconhecem dos viventes do castelo. É o tipo do filme bom para um debate sobre o relacionamento do cinema com a literatura e a tentativa de explorar a criação e o poder. A cópia em DVD não conclui o drama do topografo K que deseja entrar no castelo. Não é melhor filme de Haneke, mas precisa ser visto.
DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
1. Esquadrão Classe A
2. Como Treinar o Seu Dragão
3. Homem de Ferro 2
4. Tiras em Apuros
5. Tudo Pode Dar Certo
6. Plano B
7. À Prova de Morte
8. Lost - 6ª Temporada
9. House - 6ª Temporada
10. Ong-Bak 3
Há uma hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário