sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A NOVA TROPA DE ELITE & OUTROS



















A estréia mais evidente no circuito comercial neste final de semana é “Tropa de Elite 2”, um ambicioso lançamento nacional. Estréia também, especificamente no Moviecom Pátio 2, “A Lenda dos Guardiões”de Zack Snider, animação em 3D. E durante a semana haverá sessões prévias de 21 h na mesma sala da reprise, agora em cópia tridimensional, de “Avatar”, incluindo mais 15 minutos editados depois do lançamento normal.

No circuito extra o programa est´assim: “Tudo Pode Dar Certo”, de Woody Allen (Cine Estação 4ª e 5as Feiras próximas), filmes referente ao Círio no Olympia e Libero Luxardo, onde se inclui o longa-metragem de Eliana Caffe “O Sol do Meio Dia” com locações no Pará.

“Tropa de Elite 2”(Brasil/2010) é uma conseqüência comercialmente natural do sucesso do primeiro filme que o diretor José Padilha realizou sobre a ação policial nos morros cariocas. Agora o Capitão Nascimento (Wagner Moura) enfrenta as milícias, um novo problema que atormenta a cidade. Ele logo bate de frente com o sistema que controla o estado, se equilibrando entre o desafio de pacificar o ambiente e cuidar de Rafael (Pedro Van Held), seu filho que está na fase de adolescencia e, ainda, Rosane (Maria Ribeiro), sua esposa. Ao seu lado ele conta com o apoio de Matias (André Ramiro), escolhido para substituí-lo no BOPE.

O primeiro “Tropa de Elite” foi um fenômeno de publico e de critica. Interessante é que o filme foi “descoberto” através das edições piratas. Quando estreou nos cinemas muita gente quis rever o que já tinha assistido em casa.

O diretor José Padilha surgiu com o impressionante documentário “Onibus 174”. “Tropa de Elite 2” é mais um filme brasileiro candidato a campeão de bilheteria, competindo nessa área com “Chico Xavier” e “Nosso Lar”.

'Lenda dos Guardiões (Legend of the Guardians/EUA,2010) é uma animação em 3D com um toque de aventura. O argumento com base nos 3 primeiros dos 15 livros de Kathryn Lasky, segue Soren, uma jovem coruja fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de GaHoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar todas as corujas dos maldosos Puros. Exibições na sala 2 do Moviecom Pátio.

“Tudo Pode Dar Certo”(Wathever Work/EUA,2009) marca o retorno de Woody Allen a Nova York. Com uma filmografia colada na grande cidade norte-americana ele viveu algum tempo na Europa onde realizou “Match Point”(Ponto Final), um de seus melhores momentos como diretor, e “Vicky, Cristina, Barcelona”. Na volta à casa focaliza um tipo excêntrico que muito tem a ver com sua pessoa. O velho Boris (Larry David) casa-se com uma ninfeta que lhe pede abrigo (Evan Rachel Wood), mas o casamento termina com a intromissão da mãe (Patricia Clarkson) da jovem, que expoe idéias que mudam o pensamento da filha. O cineasta preferiu dar um papel moldado ao seu jeito para Larry David e usou o recurso de falar com a objetiva já revelado em “Annie Hall”(Noivo Neurótico, Noiva Nervosa).

“O Sol do Meio Dia”(Brasil/2009) ainda não é o filme que registre o modo de ser do paraense. A predileção pelo exotismo joga o trabalho de Eliane Caffe, a diretora de “Narradores de Javé” e “Kenoma”, para o que se explorou anos a fio, em cinema, da nossa paisagem. Uma pena, pois houve boa intenção.

Registro

A coluna Panorama de “O Liberal” da edição de 4ª. feira deixou de fora a minha opinião sobre “O Último Exorcismo”, ainda em cartaz. Achei que desta vez o logro de falso documentário não funcionou. O espectador é desrespeitado no flagrante arremedo de realidade, produzindo-se um dos finais mais ridículos de que se tem noticia. O texto integral está neste blog. Procurem acessar e ler o texto integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário