sábado, 29 de janeiro de 2011

FILME DO OSCAR ENTRE AS ESTRÉIAS



Chega aos cinemas da cidade um dos filmes candidatos ao Oscar deste ano: “Minhas Mães e Meu Pai”. Outros lançamentos: a aventura “Caça às Bruxas”, a animação “As Aventuras de Sammy” e entra em cartaz a comédia “O Amor e Outras Drogas” que estava num plano de pré-lançamento.

Na área extra ou o circuito alternativo será exibido, neste sábado, no Cine Libero Luxardo, na Sessão Cult da ACCPA, o muito bom “O Inverno de Sangue em Veneza” do diretor inglês Nicolas Roeg. No cine Olympia continua o programa “Matinta” e “Iracema”, respectivamente o curta metragem de Fernando Segtowich premiado no recente Festival de Brasília, e o longa, também premiado, de Jorge Bodanszky e Orlando Senna. Na Sessão Fantasia deste domingo(30) será exibido “As Viagens de Gulliver” versão em desenho animado da historia clássica de Jonathan Swift que está dando margem ao filme em cartaz com Jack Black. Às 16 horas.

“Minhas Mães e Meu Pai”(The Kids are all Right/EUA, 2010) trata de duas mulheres que vivem juntas e criam um casal de filhos concebidos através de um banco de esperma. Quando adolescentes, o rapaz e a moça passam a pesquisar por onde anda seu pai biológico. Descobrem a identidade do doador através do banco que forneceu o sêmen e, ao tempo em que se fazem conhecidos dele, aproximam a família e desse contato associam o pai à uma das mães que trabalha com paisagismo. Isto acarreta um estremecimento na amizade das duas mulheres. Mas pelo que se observa o drama reflete uma análise crítica sobre como essa nova familia convive com as normas tradicionais de uma união hetero. O “esperma” terá que ser banido sob pena de a “nova familia” desaparecr. Autoritarismos, visão estreita e ausência da idéia de diversidade se mesclam e transformam a relação em imposição e perdas.

O filme é escrito e dirigido por Lisa Cholodenko e tem no elenco Annette Bening, Juliane Moore e Mark Ruffalo. A primeira é candidata ao Oscar de atriz e já mereceu um Globo de Ouro pela protagonização de uma das mães.

“Caça as Bruxas”(Season of the Witch/EUA,2010) é uma superprodução ambientada na Idade Média onde a Santa Inquisição persegue os chamados hereges, procurando provas sobre quem é bruxo ou quem professa outra religião que não a católica. Dois ex-cruzados (Nicolas Cage e Ron Perlman) são encarregados de prender uma jovem bruxa. Eles levam a moça numa jaula por um caminho de difícil acesso e nessa viagem comprovam que ela possui poderes sobrenaturais, mas não os usa como sua inimiga. A direção é de Dominic Senna (de “Terror na Antartida” e “60 Segundos”).

“As Aventuras de Sanmmy”(Sammy’s Adventure/EUA,2010) é uma animação drigida por Ben Stassen, lembrando “Procurando Nemo” na história de uma tartaruga marinha que viaja por diversas partes do mundo e observa com isso os malefícios do aquecimento global. Cópia dublada.

“As Viagen de Gulliver”(Guiller’s Travels/EUA, 1941) é um desenho animado de Dave Fleisher, irmão de Max Fleisher desenhista da série Popeye e tio do cineasta Richard Fleischer. O filme conta as peripécias do personagem em Liliput, a cidade dos seres minúsculos que vivem em luta com seu vizinho. Na Sessão Fantasia do Cine Olympia, domingo, 30, às 16 h.

“Inverno de Sangue em Veneza”(D’Ont Look Now/Ingl, 1972) é um drama de horror seguindo um casal que perde uma filha afogada e sempre espera um contato com seu espírito. Direção de Nicolas Roeg, o diretor de “O Homem que Caiu na Terra”. Na Sessão Cult de amanhã, sábado, 29, às 16 h no Libero Luxardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário