"MATINTA" de Fernando Segtowick - Curta-metragem premiado no Festival de Brasilia, com Dira Paes e Adriano Barroso, entre outros atores.
Nesse curta-documentário, o cineasta e membro da ACCPA reflete em uma versão (das inúmeras sobre a presença desse mito amazônico) sobre as relações intensas entre os habitantes de uma comunidade tradicional e as histórias que fazem o cotidiano desse povo . A ênfase na sexualidade, no sentido do desejo e nas formas de sedução que as pessoas assumem explora uma narrativa plenamente enquadrada nas artimanhas das formas de expressar o significado das coisas na diversidade do pensar de um povo. Muito bom e essencialmente bem construido.
Hórário : 18:00
"IRACEMA - UMA TRANSA AMAZÔNICA" de Jorge Bodansky e Orlando SennaSinopse
Em 1974, Jorge Bodansky, Orlando Senna e Wolf Gauer realizaram um filme que se tornaria uma pequena obra-prima do cinema brasileiro: Iracema, uma transa amazônica. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, que alardeava um país em expansão com a construção da Transamazônica, uma câmera sensível revelava os problemas que essa estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Misturando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande, emblemática da realidade brasileira. Iracema permaneceu proibido pela censura durante seis anos. Nesse período, ganhou prêmios em festivais internacionais e, em 1980, quando liberado, foi o grande vencedor do Festival de Brasília.Horário : 18:30hInadequado para menores de 14 anos
Essas exibições fazem parte do programa conjunto entre a ACCPA e os coordenadores do evento I CINEAMAZON que marcou o inicio das aulas do curso de graduação em Cinema e Audio Visual/ICA/UFPA. À frente Jorane Castro e seus/uas colegas da equipe de professores.
ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário