Dois filmes importantes lançados em DVD focalizam dramas de mulheres em duas épocas: “Vincere” e “A Flor do Deserto”. Ambos não foram exibidos em nossos cinemas. Vincere” ( Vencer,Itália, 2009), dirigido por Marco Bellocchio, revelação de “I Pugni Tasca” (De Punhos Cerrados/1965, sucesso do então Cine Clube APCC), usa o título do tema uma famosa canção fascista e trata da odisséia de Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno, foto de http://www.ifccenter.com/ ), esposa do ditador italiano Benito Mussolini na época em que ele era somente um apaixonado agitador comunista que organizava e dirigia campanhas com o povo, para a Itália aderir à 1ª.Guerra Mundial contra o império austro-húngaro. A jovem Ida desconhecia o envolvimento dele com outra mulher, a garçonete Rachele com quem teve filhos. Na sua paixão pelo jovem ativista Ida vende tudo o que tem para comprar um jornal para ele (“Il Poppolo Italiano”). No retorno da guerra, o amado a despreza totalmente, preferindo ignorá-la. Mas ela tem um filho dele, Benito Albino, e tenta de todas as maneiras ser reconhecida. O recurso de Mussolini, já ligado ao fascismo, é interná-la num manicômio. Em instituições psiquiatras ela passa seus últimos anos, e o filho lhe é tirado e mais tarde engajado na marinha- até que também seja rotulado de louco e internado da mesma forma que a mãe.
Belocchio usa uma linguagem dinâmica acronológica, entremeando seqüências de documentários de época. Mas o seu maior trunfo é o desempenho de Giovanna Mezzogiorno como a sofrida Ida Dalser. Expressões que falam mais do que muitas palavras sobre uma vida destruída por uma paixão.
“A Flor do Deserto”(The Desert Flower/EUA, Australia, 2009, foto de http://www.cinema.uol.com.br/) reporta o drama de Warris Dirie, jovem nascida na Somalia e vitima de mutilação genital como parte de um costume da cultura de seu povo. Conseguindo viajar para Londres atrás da avó, ela arranja emprego de faxineira e depois de passar maus momentos é descoberta por um fotografo famoso que se encanta com a beleza de seu rosto. Ela se torna uma modelo de fama internacional e nesta condição chega a discursar na ONU como militante e ativista, contando o drama de sua gente e o que considera “o dia marcante de sua vida”. Uma barbárie, mesmo. (Por sinal, este filme será exibido no Cine Olympia, na semana próxima)
O filme é dirigido por Sherry Hoffman com base no livro da própria Warris Dirie. Além de uma direção e um roteiro criteriosos salta o talento da atriz Liya Kebede, natural da Etiópia e coadjuvante nos filmes “O Senhor das Armas” e “O Bom Pastor”versão de Robert De Niro com Matt Dammon e Angelina Jolie.
Vale a pena conhecer estes dois filmes. São excelentes e podem ser encontrados entre os lançamentos das locadoras.
Outra atração irresistível é “Um Amor tão Fragil”(Le Dentelliére/França, 1977), de Claude Goretta, com Isabelle Huppert estreando. Ela protagoniza uma garota tímida, empregada num salão de beleza graças à uma amiga de infância, que vem a conhecer um estudante universitário e por ele se apaixona. Vivem juntos, mas a diferença cultural abala a união. E isto é mostrado de forma a fogir do esquema melodramático possível, ganhando o terreno do neo-realismo.Autentico clássico exibido em Belém no saudoso Cinema 1.
E curioso é “Almas à Venda”(Cold Souls/EUA,2009) de Sophia Barthes com Paul Giamatti como um personagem com seu próprio nome, no caso, um ator de teatro que encena a peça “Tio Vania” de Checov e não se sente bem para o papel. Quando ele lê um anuncio de uma casa que troca almas ele confia na mudança. O problema é que se arrepende, quer a alma de volta, mas esta foi comercializada ilegalmente para a Russia e assim conhece uma “mula” (traficante de almas).
O roteiro lembra “Quero ser John Malkovich” de Charlie Kaufmann, mas a originalidade do assunto é diluída numa narrativa prolixa que confunde situações. É apenas uma comédia excentrica, com alguns bons momentos.
DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
- Tropa de Elite 2
- Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme
- Comer, Rezar, Amar
- Enterrado Vivo
- Nosso Lar
- As Múmias do Faraó
- Solomon Kane - O Caçador de Demônios
- Amor por Acaso
- Jogos Mortais - O Final
- Perdido pra Cachorro 2
PARABÉNS PELA MATÉRIA.
ResponderExcluirO MEU BLOG APOIA ESTA CAUSA!
Convido-a a participar da sessão nova do meu blog:
"Mulheres Fortes, Superadoras e Admiráveis... Orgulho de sermos mulheres!
http://pravocemulheratual.blogspot.com/p/mulheres-fortes-superadoras-e.html
Forte abraço
Valentina
Blog Mulheres Fortes Longe de Chupins Violentos