Nas segundas feiras, neste espaço, relaciono, geralmente, os DVDs inéditos que procurei assistir durante a semana. Quando digo inéditos é porque os filmes não chegaram às nossas salas de exibição. Entretanto, há também referências aos clássicos que hoje estão recebendo a devida atenção das distribuidoras de DVDs.
Muito interessante e instigativo este “O Desejo de ser Mãe” (Nordeste/Argentina, Espanha,2005). Trata de Hélène (Carole Bouquet),, uma francesa residente em Buenos Aires que busca uma criança para adotar, primeiramente se incluindo nos meios formais de adoção e , não conseguindo nada, procura os caminhos menos burocráticos e ilegais, viajando para o interior argentino. Através de informações clandestinas chega a conseguir uma criança que ao receber a assistência médica para viajar, é descoberta uma doença fatal que em poucos dias levará a morte da recém-nascida. Paralelo, é narrada a história de Juana (Aymará Rovera), mulher pobre que mora com o filho adolescente e está na iminência de ser despejada de seu barraco devido aos conflitos de terra. Hélène comunga com ela os problemas que retratam o quadro de miséria que cerca uma classe social.
O filme é dirigido por Juan Diego Solanas, filho do conhecido cineasta argentino Fernando Solanas (de “Tangos, o Exílio de Gardel”/1985). Com este trabalho ganhou prêmios em Havana e Estocolmo. Um drama sensível e crítico da situação do comércio ilegal e do tráfico de crianças, muito bem realizado que não chegou a ser exibido nos cinemas locais.
Com “O Ciúme Mora ao Lado” ( Haarautuvan rakkauden talo/2009) os finlandeses mostram sua inclinação para a comédia. Trata de um casal em vias de se divorciar e marcado por sentimentos de ciúmes em que um provoca o outro para que não tenham prejuízos no ato da separação. Mas as confusões desses encontros arranjados acabam demonstrando que o par ainda se entende. Direção e Mika Kaurismaki. Também inédito nos cinemas embora seja mais divertido do que muitos filmes norte-americanos do gênero.
“Assassinos”(The Killers/EUA,1964) é a segunda versão de uma história de Ernst Hemmingway, filmada em 1946 por Robert Siodmak com Burt Lancaster e Ava Gardner. Neste “remake” quem dirige é Don Siegel e no elenco estão Lee Marvin, Angie Dickinson e John Cassavettes. É o último filme de Ronald Reagan, protagonizando um contratante dos criminosos. Depois o ator se dedicaria à política e acabaria como Presidente da República de seu país. O filme apresenta muita ação e o dinamismo peculiar do diretor que foi um dos “mestres” de Clint Eastwood na arte de dirigir.
Em “A Vida Intima de Sherlock Holmes”(The Private Life of Sherlock Holmes/UK,1970), Billy Wilder e seu roteirista predileto I.A. L. Diamond brincam com o personagem de Conan Doyle mostrando o lado intimo do famoso detetive, uma alusão satírica à sua sexualidade, e até mesmo uma versão sobre o famoso Monstro do Lago Ness. No elenco os pouco conhecidos Robert Stephenson e Colin Blakely.
“Splice”(EUA, Canadá, 2009) já referido aqui, não chegou aos cinemas locais, embora o trailer tenha sido exaustivamente exibido. Trata de um casal de cientistas que trabalha com inseminação artificial e clonagem. Depois de ajudar a produção de uma espécie de lagarto, caminha para criar um hominídeo e a jovem cientista coloca na fórmula o seu DNA. Nasce uma criatura estranha que de inicio tem a forma de um réptil, mas logo se transforma em uma mulher, embora exiba cauda e não fale. O enfoque lembra “Frankenstein” de Mary Shelley apesar da época da nova história ganhar subsídios mais aceitáveis. O roteiro do diretor Vicente Natali e de Antoinette Terry Bryant segue a linha de critica ao que se vê como “brincar de Deus”. Mas o filme é muito interessante. No elenco, Adrien Brody (Oscar por “O Pianista”) e Sarah Polley.
DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
- De Pernas pro Ar
- Harry Potter e as Relíquias da Morte - Pt. 1
- Enrolados
- 172 Horas
- Street Dance 3D
- Machete
- Federal
- Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino
- Ladrões
- A Mentira
Grata Luzia pelas apresentações dos filmes. Gostaria de ver o primeiro, desejo de ser mãe.
ResponderExcluirBjs.