O titulo do filme de Jodie Foster serve para alertar o quanto de produções interessantes, mesmo de Hollywood, passam ao largo de nossas telas grandes. Felizmente o DVD está trazendo cópias desses filmes e atualizando o conhecimento do cinéfilo local. Hoje a coluna focaliza 3 desses filmes inéditos nos cinemas locais e que podem ser encontrados na Fox Vídeo
Em filmes como “Cabeça de Pau”(Knock on Wood) o personagem se refugia dos problemas existenciais através de recursos como falar com bonecos. Nesta comédia é o comediante Danny Kaye quem usa do artifício. Em “Um Novo Despertar”(The Beaver/EUA,2011) é Mel Gibson, protaginizando um executivo envolto na atual crise econômica que abala os EUA e que só ganha alento na depressão em que se envolve quando acha em um castor de pelúcia o meio de se expressar. Ele fala pelo castor. E a sua parceira (Jodie Foster) tenta, a principio, dissuadi-lo, mas depois compreende que é um meio de ele superar sua enfermidade. O mais difícil é controlar o filho, um adolescente estudante que não consegue aceitar o “pai boneco”.
Jodie Foster dirige o filme que chegou a ser exibido no sudeste, mas passou longe daqui. O roteiro é de Kyle Killen e, apesar de escorregar no apelo sentimental, é qualquer coisa de diferente na programação monótona que se observa nos cinemas atualmente. Curioso é que Gibson, recentemente metido em problemas como dirigir embriagado, andava por baixo e, ao ganhar apoio da colega Jodie fez um de seus melhores trabalhos como ator. Ele é um dos fortes motivos para assistir o filme.
“Caminho da Liberdade”(The Way Back/EUA, UK 2010) é de Peter Weir, o diretor australiano de “O Show de Truman”, “A Testemunha” e “Sociedade dos Poetas Mortos’. Mesmo assim, com o admirável currículo do diretor e o elenco com nomes conhecidos como Colin Farrel, Ed Harris e Jim Sturgess, o filme não chegou aos nossos cinemas. Trata da fuga (real) de prisioneiros de um “gulag”, prisão russa na Siberia, seguindo-os na caminhada por neve e deserto até chegar ao Nepal e em seguida à India. O roteiro se baseou no livro “The Long Walk ,The True Story of a Trek to Freedom” de Slavomir Rawicz. Uma narrativa acadêmica com certo desnível rítmico que torna o resultado cansativo, mas um filme sempre interessante quando se imagina que o que se vê, apesar da carga de ficção para tornar um programa de fácil acesso às grandes platéias, carrega uma força dramática intrínseca.
Um filme político que também não passou nos cinemas locais e chegou em DVD é “Super Lobista” (Casino Jack/EUA,2010) de George Hinckenlooper, com Kevin Spacek como o personagem do titulo, um negociador de barganhas para cargos de legislativo norte-americano que se envolve em falcatruas sendo alvo de investigações,
apontando algumas de suas estratégias para faturar prestigio a seus alvos e a si próprio.
O roteiro é conciso e muitas vezes confuso, mas a direção consegue dar um clima e Spacek está em um de seus melhores momentos. É interessante para ser assistido por uma platéia que se interesse pelas articulações políticas de bastidores de assessores lobistas, no caso, na câmara alta dos EUA, e avaliar de que forma os bastidores desse políticos negociam a mediação com empresários e até com representantes populares sempre em função de alcançar prestígio e manter uma certa evidência visando a reeleição aos cargos parlamentares.
DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
1.
Thor
2.
Piratas do Caribe - Navegando em Águas
Misteriosas
3.
Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio
4.
Arthur - O Milionário Irresistível
5.
Um Novo Despertar
6.
Água para Elefantes
7.
Qualquer Gato Vira-Lata
8.
A Ocasião Faz o Ladrão
9.
A Garota da Capa Vermelha
10.
Pânico 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário