A Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece simultaneamente em 159 países, este ano de 2011 tem como tema: “Desde a paz no lar até a paz no mundo: desafiemos o militarismo e terminemos com a violência contra as mulheres” será motivo de discussão, pelo GEPEM/UFPA, num dialogo com um dos meios de comunicação dos mais ilustrativos e de grande força interativa – o cinema – numa programação de filmes que possam dizer alguma coisa sobre esse tema. Com esse objetivo, foram escolhidos dois títulos encenando significados que demonstram a importância dessa discussão. “Pelos Meus Olhos” (2003) evidencia a violência em âmbito privado e “Sim, Senhora Senhor” (2008) documenta a vida da indiana Kiran Bedi e o jogo institucional contra o trabalho público de mulheres.
Usado como tecnologia de análise, o cinema tem demonstrado auxiliar as discussões sobre as várias temáticas codificadas em imagens cujo processo de significação explora duas vertentes: a) a imagem tomada como signo linguistico com discussões sobre a arbitrariedade, a imitação e a referêncialidade; b) ou esta imagem tomada pela extensão, distância, profundidade, verticalidade, estabilidade, imitação, textura objetivando a forma de apreensão (ou a leitura) desta imagem sobre a sua especificidade (Souza, 2001).
Partindo desta abordagem através do cinema, espera-se mostrar o peso dos meios de comunicação que usam a imagem, seja ela verbal ou não verbal, na significação das diferentes formas construidas das relações sociais, na perspectiva de gênero, com ênfase nas imagens femininas, entre cenários, atores e cenas ilustrativas do modus vivendi social entre os quais a violência doméstica e institucional.
DIA 28/11 /2011
MANHÃ
Horário: 9h30
Auditório do IFCH
Filme: “Pelos Meus Olhos” (Te doy mis ojos, 2003, Espanha, 109 min.) de Iciar Bollain
Horário: 15h00
Auditório do IFCH
Filme: “Sim Senhora, Senhor” (Yes Madam, Sir, 2008, Austrália/India, 95 min.), de Megan Doneman.
Todos os dias mais de 10.000 mulheres são agredidas no Brasil e infelizmente a sociedade se cala perante esse fato, maquiando a realidade do país. Você pode fazer a diferença para essas pessoas: Denuncie a violência doméstica e encoraje os outros a fazerem o mesmo. Maquiar é esconder o que temos medo de mudar.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=2z_tMjeF2ak&feature=youtu.be