domingo, 25 de março de 2012

JOHN CARTER : ENTRE DOIS MUNDOS

Uma das cenas liberadas pela Disney, do filme John Carter
O norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950), mais conhecido como o autor de Tarzan escreveu as primeiras historias em que se baseou o filme “John Carter Entre Dois Mundos”(John Carter/EUA, 2012. Sua carreira de escritor iniciou-se em 1912 imaginando ficção cientifica, no caso, uma série intitulada “A Princesa de Marte”, cujo texto, foi inicialmente elaborado em forma de conto e, depois, condensado em 11 livros. Só depois de ter imaginado e escrito essa aventura do confederado John Carter é que ele criou Tarzan “o rei das selvas”, afinal o seu maior sucesso a ponto de dar o nome ao lugar onde passou seus últimos dias.
No roteiro do filme atual, dirigido por Andrew Stanton (também autor dos excelentes desenhos ”Procurando Nemo” e “Wall E”),o personagem John Carter(Taylor Kitsch) teria morrido no planeta Terra, mas, na verdade, ressucitou por um passe de mágica, ou o toque de um cristal encontrado numa caverna, para o planeta Marte, um mundo diferente do que diziam as pesquisas astronômicas. Esse planeta era habitado por seres de cor verde, de criaturas gigantescas, mas capaz de abrigar a vida da Terra, diferindo, apenas, da gravidade mais baixa, o que levava um ser terrestre a dar saltos imensos. Em Marte, Carter toma conhecimento de uma disputa acirrada entre dois reinos. No reino Helium, a princesa Deja Thoris (Lynn Collins)está prometida para casar com o príncipe adversário como forma de levar a paz ao planeta. Mas a jovem prefere fugir de casa e encontra o terrestre que a ampara e combate o exército do noivo vilão.
Não conheço o original literário, mas é de supor que este foi adaptado ao que na época escrevia Jules Verne. E apresentava um toque de conto de fadas. Afinal, trata de princesa que busca o seu príncipe encantado e ele surge na pele de um plebeu. No final, eles se unem e “serão felizes para sempre”. O “sempre”, no roteiro do próprio diretor, é reticente para dar margem a outro(s) filme(s). Uma perspectiva que me parece inviável agora posto que a Disney já conscientizou que não vai recuperar o custo do projeto (250 milhões de dólares). Nem adaptando o filme depois de realizado para ser visto em 3D e nem com os efeitos especiais de última geração, perfazendo monstros como o cachorro gigante que se afeiçoa ao protagonista ou os marcianos esguios à semelhança do que Steven Spielberg explorou no seu “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”(1977).
Pelo visto das imagens “John Carter” só deve agradar aos meninos com menos de 12 anos. É suficientemente ingênuo para isso. Os maiores, acostumados no videogame e séries de TV, talvez não suportem a trama extremamente boba. E se esses infantes não suportam uma trama tão futil, avaliem os cinéfilos. Não por pedantismo, mas pela fragilidade de tudo o que possa ser extraído como tema e técnica (já gasta). É duro suportar mais de duas horas assistindo a cenas de ação sem nexo e tentando acompanhar uma história que se torna conhecida de principio ao fim.
Como esta coluna referiu na sexta feira, as estréias da semana foram sofríveis. Afora esta superprodução que pode enganar quem conhece o talento do cineasta Andrew Stanton, os demais lançamentos são, coincidentemente (ou não ?) peripécias de agentes da CIA, ou um brigando com oo outro por causa de uma garota (“Guerra é Guerra”) ou um renegado tentando se redimir ao lado de um colega (“Protegendo o Inimigo”) ou a volta dos “pequenos espiões” do diretor Roberto Rodriguez. Salvou-se Madonna com o seu “W.E.” E não creio que demore em cartaz.
REGISTRO
Agradeço ao cineasta Luiz Arnaldo Campos uma cópia do seu filme “Pássaros Andarilhos, Bois Voadores”(2011) doada a esta colunista. A trama explora cordões de pássaros de Belém “em tempos imemoriais”. A direção de arte é da amiga Célia Maracajá e os demais membros da equipe são artistas dos melhores de nossa cidade. Entre os atores: Juliana Silva, Aninha Moraes, Rubens Santa Brígida e Jamil Rebelo. Há participação especial de Mestre Alarino, Mestre Pantoja, Iracema de Oliveira e Bernadete de Lourdes. Vou ver o filme.

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