quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AJUSTE DE CONTAS



Robrt De Niro e Sylvester Stallone em "Ajuste de Contas". 
Salvo exceções, atuar/trabalhar em cinema é uma profissão cruel. Porque cruel? Na verdade tenho pensado nisso há algum tempo, desde que as barras da minha profissão encara com certos limites institucionais como a idade, que nos refere como “inativos”, mesmo que a produção acadêmica seja diferenciada daquela, ou seja, não exija o porte jovem para atuações em papéis geralmente de jovens. No caso da academia é o nome do docente que deixa de vigorar no sistema de ensino e outro professor seja indicado como responsável pelo colega que já alcançou a aposentadoria por idade ou a compulsória (chamada expulsória). No cinema é ficar de fora das produções.
Mas voltando ao cinema, creio que isso é “barra”. Ultimamente vê-se que alguns atores estão lutando para fugir da chamada “inatividade” a que estão reduzidos alguns deles. Ajuste de Contas(Grudge Match, EUA, 2013) está enquandrado nessa lista sendo  mais um filme com atores veteranos a provar que eles nao sairam de cena. Stallone, aliás, vem trazendo colegas de sua idade para filmes que produz ou influencia na produção (comoMercenários). Por outro lado, De Niro tambem está atuando com gente de seu tempo de mocinho e foi visto recentemente em Ultima Viagem a Las Vegase O Casamento do Ano. Junta-lo com Stallone em filme sobre boxe é ainda mais atraente se levar em conta que estão no ringue Rocky Balboa (Stallone) e Jack La Mota, o Touro Indomável(De Niro).
Assim, o enredo se evidencia da seguinte forma: Billy “The Kid” McDonnen (De Niro) e Henry “Razor” Sharp (Stallone) eram grandes rivais no ring até chegarem à idade de se aposentar. Mas sempre ficou a idéia de uma revanche pois haviam praticamente empatado em número de vitorias. E a oportunidade chega através de Dane Slater Jr (Kevin Hart) filho de um promotor de boxe que oferece boa soma em dinheiro para os veteranos lutadores. Afinal, eles deixaram nome e a velha geração certamente vai comprar ingresso para vê-los se defrontar como no passado. Mais do que isso é uma relação romântica com Sally (Kim Basinger) certamente mais um ítem no coquetel de nostalgia. E o interesse maior do roteiro de Tim Kelleher e Rodney Rothman de uma historia do primero cabe no resultado da luta. Quem vai ganhar? O suspense dura mais de cinco rounds
A produção é esperta e bem cuidada. O diretor Peter Segal é veterano de comedias, mas em seu currículo há productos descartáveis como Tratamento  de Choque”, ”Mong e Loide e O Professor Aloprado 2. Este filme de agora pode ser cotado como o seu melhor trabalho. A linguagem linear é suficientemente ágil para cobrir possíveis buracos e tudo se concentra na luta final quando os velhinhos vão expor sua forma física.
Apesar de ser um produto de venda fácil, Ajuste... passou correndo pelas telas dos cinemas de Belém, confinado em salas da periferia e dando enfase às cópias dubladas. Os admiradores dos dois atores devem esperar o DVD que não deve tardar. Interessante observar que Stallone ganhou o  Razzie(Framboeza) premio dado aos piores da indústria ano passado. O ator acumulou pelos filmes Alvo Duplo(Bullet to Head) e Plano de Fuga(Escape Plain). Por este ultimo filme é maldade dos críticos. O ator não esteve tão ruim... Como se vê, há política também na demonstração das opiniões críticas  aos filmes de veteranos que pouco atuarem em clássicos, como é o caso de Stallone, mesmo que hoje esteja com uma outra lógica de atuar.
O bom com a realização de Ajuste de Contas é o prosseguimento de contratos de atores veteranos em filmes classe A (não só em teleplays, onde geralmente eles se abrigam hoje). Há muitos outros títulos programados com “estrelas” que brilharam antigamente e o curioso é que a maioria pertence ao gênero comédia. Contam que Stallone sempre quis fazer comedia. Este novo trabalho pertence ao gênero. Tanto ele como De Niro parece se divertir nos papéis. Afinal, a maquilagem que os mostra maltratados não passa de trabalho dos especialistas criadores de máscaras bem especiais.
Nossos augurios é que voltem os ídolos de ontem. Pior é ficarem no cinema da saudade.

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