Julieta Diaz e Guillermo Francesa vivem uma dimensão do amor.
As indicações de filmes em DVD esta semana seguem um padrão de
evidências de clássicos – numa coleção – e de alguns novos de trato crítico.
Para os interessados, seguem abaixo as dicas.
“O Amor não tem Tamanho” (Corazon de Leon, 2013) é uma comédia argentina
(co-produção com a Espanha e Brasil) dirigida por Marcos Carnevale (do interessante
“Elsa e Fred”) sobre o romance de uma advogada divorciada,Ivana (Julieta Diaz),
que trabalha com o ex-marido em um escritório e Leon,(Guillermo Francesa)
também divorciado, de baixa estatura. O preconceito em torno do que chamam de
anão procura ser dissipado, mas enfrenta vários problemas de ordem social e
sentimental. Note-se que Leon é um arquiteto bem sucedido, pai de um rapaz, e
de posses alentadas. Mas nada disso é um valor para as pessoas que são cegas e
não enxergam os grandes valores de Leon. Muito interessante a situação que se
apega às proprias pessoas que se dizem “sem preconceitos”. O filme é muito
divertido e foi premiado pela Academia de Artes e Ciências da Argentina.
“Alma em Suplicio” (Mildred Pierce, EUA, 1945) é um exemplo marcante do
melodrama norte-americano dos anos 1940. A atriz Joan Crawford incorpora a
personagem-titulo, que é separada do marido (Bruce Bennett) e luta para manter
a si e as duas filhas. Conhecendo através de um amigo que sempre espera a sua
atenção amorosa (Jack Carson) conhece Monte (Zachary Scott), um executivo oportunista,
com quem se apega para financiar uma rede de restaurantes. Em meio à sua
ascensão financeira, a filha menor adoece e morre. A mais velha, Veda (Annn
Blyth), mostra-se ambiciosa e pedante, ligando-se a tudo que lhe possa
promover. Quando Mildred consegue o divorcio e se casa com Monte surge o
assedio deste para com Veda. O final, que encerra um longo flashback,, a partir
da sequencia inicial, sofrerá spoiler se os contado antes aos espectadores.
Direção de Michael Curtz, três anos depois de realizar “Casablanca”. Joan
Crawford ganhou o Oscar de melhor atriz por esse filme.
“A Primeira Guerra no Cinema” é uma coleção de DVD da Versátil Home
Video, com autênticos clássicos do gênero recuperados a propósito do centenário
de Primeira Guerra Mundial. No primeiro dos três discos há “A Grande Ilusão”
(La Grand Illusion, França,1937) de Jean Renoir onde o ator veterano Jean Gabin
protagoniza um oficial francês prisioneiro dos alemães. Ele foge do campo de
concentração desafiando o pessimismo do colega (Pierre Fresnay). O diretor da
prisão é interpretado por Erich Von Stroheim.
O outro filme da coleção é “Adeus às Armas” (A Farewell to Arms, EUA,
1932) de Frank Borzage, com base no romance de Ernst Hemmingway. Trata de um soldado
norte-americano (Gary Cooper) que se apaixona pela enfermeira interpretada por
Helen Haynes. Por ironia ela é quem morre (de doença) e ele, escapando da
guerra, vê seus últimos minutos.
No segundo disco está “O Grande Desfile” (The Big Parade, EUA, 1925)
dirigido por King Vidor, três anos antes do seu clássico “A Turba” (The Crowd).
O ator John Gilbert interpreta o filho de um milionário que se alista como combatente
quando os EUA entram na guerra. Ele é noivo, mas, na França se apaixona pela
camponesa interpretada por Renée Adoré. Um modelo de linguagem da época áurea
do cinema mudo. Também, nesse disco, “O Rei e o Cidadão” (King and Country, Inglaterra,
1964) obra-prima de Joseph Losey sobre o julgamento de um desertor (Tom
Courtnay, Oscar de melhor ator do ano). Dirk Bogarde protagoniza o advogado de
defesa.
O terceiro disco oferece uma raridade francesa recuperada recentemente:
“Cruzes de Madeira” (Les Croix de Bois, 1933). Atuação dos soldados no campo de
batalha. O ator francês Charles Vanel, mais tarde em muitos papéis como o do policial
em “As Diabólicas” (Les Diaboliques) não deve ser reconhecido pelos cinéfilos.
Ele está muito jovem. O outro filme desse disco é “Guerra, Flagelo de Deus” (Vier Von der
Infanterie, Alemanha, 1930) de George W. Pabst, pequena amostragem do conflito
visto pelos militares alemães.
Como se vê, uma coleção preciosa.
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